Os buracos negros supermassivos, ao contrário dos buracos negros comuns, possuem massa de milhões até bilhões de vezes a massa do Sol, e são buracos negros em forte atividade, aumentando ainda mais suas dimensões. Eles são encontrados principalmente no centro de galáxias.
Existem diversos modelos propostos que explicam a origem dos buracos negros supermassivos. A mais comum afirma que eles atingiram seu tamanho atual graças ao lento acúmulo de matéria, desde que eram buracos negros estelares. Outra hipótese afirma que ele pode ter sido originado entre um colapso de uma grande nuvem de gás com uma estrela com massa igual a milhares de vezes a do sol. Nesse processo há a formação do buraco negro sem uma explosão supernova, que poderia diminuir sua massa drásticamente. Ainda há hipóteses que afirmam que eles podem ter sido originados após o colapso de conjunto de milhões de estrelas sobre sua própria gravidade nos primórdios do universo.
É muito dificil formar buracos negros supermassivos, já que a tendência da massa é se acumular no mínimo de volume possível. Tanto que é notável no espaço apenas a presença de buracos negros com dimensões normais (dezenas de massas solares) ou buracos negros muito maiores (centenas de milhares de massas solares), provavelmente não havendo algum com massas intermediárias entre essas duas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário