quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Universo - Superaglomerados de galáxias.

Mapa dos Superaglomerados

O Universo é grande, muito grande. Por mais que tentemos compará-lo a alguma coisa, percebemos que ele se torna cada vez maior e infinito. Se você acha que a Via Láctea é imensa, é porque ainda não viu tudo.

O raciocínio é simples. Sabemos que o conjunto de várias estrelas, é uma constelação e que um conjunto de bilhões de estrelas, constelações, planetas e outros objetos formam uma galáxia. Nesse sentido, inúmeras galáxias englobam um dos maiores componentes do universo, que são os aglomerados de galáxias ou, simplificando, grupos de galáxias.

Certa vez em 1954, o astrônomo francês Gérard de Vaucouleurs, pensando a respeito disso enquanto observava o céu, pode concluir que, se existem galáxias e um grupo de várias delas, é possível também existir um grupo de grupos de aglomerados de galáxias, que formam os Superaglomerados de galáxias. Nós estamos no Superaglomerado de Virgem, que contém aproximadamente 18 aglomerados. Estima-se que existam em média mais de 10 milhões de superaglomerados e até agora, foram catalogados apenas 36.

Sendo assim, podemos parcialmente saber quanto o Universo é grande, mas idealizar, é praticamente impossível. Só resta-nos ter sempre em mente que ele é aparentemente infinito, e que ainda existem muitas coisas a se descobrir e estudar. A cada dia o Universo se mostra cada vez mais infinito, e só nos resta perguntá-lo: E aí, Universo? Como vai ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário