sábado, 6 de agosto de 2011

E aí, Universo? - Vida Extra Terrestre?



O Universo tem a doce mania de cada vez mais nos surpreender, seja em sua plenitude, ou em como vai nos mostrar o quanto é horrorizantemente gigantesco.

COMO TUDO COMEÇOU? -

Na antiguidade, não se acreditava em Heliocentrismo, muito menos em vida extra terrestre. Inicialmente a ideia de que a Terra não era o centro do Universo foi defendida por Nicolau Copérnico, que mostrou um estudo matemático defendendo seu ponto de vista. No entanto, apenas mais tarde, esses estudos foram devidamente aperfeçoados e expandidos por  Johannes Kepler.

É claro que esse foi apenas o pontapé inicial para os estudos e as dúvidas sobre a nossa estadia isolada no Universo.

Um astrofísico norte-americano, Frank Drake, em 1961, revolucionou o mundo astronômico. Ele formulou uma equação com o propósito de fornecer uma estimativa do número de civilizações em nossa galáxia (Via Láctea) com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação. A equação é:






 N = R* x fp x ne x fl x fi  x fc x  L,  onde:

N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.

e
R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia
fp é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita
ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas
fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida
fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente
fc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação
L é o tempo esperado de vida de tal civilização
Drake forneceu valores baseados nas suas pesquisas:
R* - estimado em 7/ano
fp – estimado em 0,5
ne – estimado em 2
fl – estimado em 0,33
fi – estimado em 0,01
fc – estimado em 0,01
L – estimado como sendo 10 000 anos
Segundo os dados de Drake, temos uma estimativa que resulta:
N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31


O QUE PENSAM SOBRE ISSO?

As críticas feitas à equação baseiam-se sobretudo no fato de que vários motivos são fundamentados em conjecturas, sendo o seu valor nulo. Outra crítica pertinente é a de que Drake não prevê que as civilizações possam sair da sua galáxia mãe para colonizar outras galáxias. Assim sendo entrariam também em conta as equações da dinâmica populacional.


COMENTÁRIO FINAL -

Podemos então mais uma vez perceber que em todas as ciências nada é verdadeiramente preciso. O Universo está em constante mutação, e cabe à nós, meros expectadores, esperar pelo tempo. Ele será peça fundamental para enfim comprovarmos ou não várias das teorias que nos cercam. Mas saibam que não estamos sozinhos. Ainda que a humanidade nunca tenha visto vida pensante extra terrestre, estamos cercados de micro bactérias, dentre outros seres que milagrosamente, conseguem resistir à ambientes hostis espalhados pelo Universo. E como o Universo é absurdamente grande, resta-nos perguntá-lo:

E aí, Universo?



Um comentário:

  1. Quando o homen criar casinhas e barraquinhas em outros planetas,as pessoas q nascerem la vao ser chamados de extra terrestre? D: IUAEHIUEA
    *-*
    E nos tbm seremos extra terrestres D:
    se provarem q existem vidas em outros planetas, que existem "extra terrestres" tbm sera provado q extra terrestres nao sao verdes D: AIUEHAUI
    pq nos tbm seremos extraterrestre em relaçao aos outros... e bem... nois nao somos verdes...
    a nao ser q tenha alguns por ai verdes...em outros planetas... O_o
    E ai universo?voce e seus paradoxos... u_u AUIEHUA

    #taparei

    Ficou legalzao o post [e], quando sai o prox?*-*

    ResponderExcluir