Estranha lua cheia de Junho.
Há muito mais para a Lua cheia de Junho que apenas um eclipse total lunar.
Este mapa da NASA mostra o começo, pico e fim do eclipse total da Lua de 15 de junho de 2011 e também onde foi possível ser visto. |
Quando a Lua nasceu na América, foi apenas algumas horas depois do momento de lua cheia, que ocorreu às 16:14 EDT, hora exata em que o Sol, Terra e Lua ficaram em linha reta. É nesse momento que grande parte do Velho mundo experimentou o eclipse lunar da época.
Embora, tecnicamente, uma lua cheia seja um evento instantâneo, para o olho humano a lua "parece" cheia pelo o menos um dia em ambos os lados daquele instante.
A Lua cheia do mês é também incomum por outra razão.
Além de coincidir com um eclipse lunar, a lua cheia junho caiu muito perto do solstício de inverno em 21 de junho, data em que o sol monta mais alto no céu do Hemisfério Norte. Como a Lua está diretamente oposta ao Sol na lua cheia, isto significa que a Lua se aproxima da sua posição mais baixa possível no céu.
Assim como o sol pleno de verão leva o dia a ser o mais longo do ano, a lua de pleno verão está acima do horizonte, e tem um tempo mais curto do que qualquer outra lua cheia do ano, cerca de nove horas em latitudes médias.
A imagem abaixo mostra a lua cheia como irá aparecer à meia-noite no centro-sul dos Estados Unidos. Será delimitada por duas constelações do zodíaco, Escorpião e Sagitário. Em vez de mostrar os números fantasiosos das duas constelações tradicionais, a imagem mostra dois padrões mais mundanos: um anzol em vez de Escorpião e um bule de chá, em vez de Sargitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário