O que causa o fenômeno das fases da Lua?
Agora sabemos que a Lua gira em torno da Terra em aproximadamente 27,3 dias. Isto é, essa medida é em relação às estrelas, o que chamamos de período sideral ou orbital. Apesar disso, devido ao movimento de translação da Terra, um ciclo lunar completo (Lua nova a Lua nova) aparece para nós, observadores terrestres, a cada 29,5305822 dias para ser exato. Este número é chamado de período sinódico ou “lunação” e é relativo ao Sol.
Então, a Lua fica iluminada pela metade em relação à nós quando está de frente para o Sol (exceto em eclipses lunares, quando a Lua passa pela sombra Terrestre). Quando a Lua e o Sol estão em lados opostos em relação à Terra, ela aparece como um disco brilhante e parece cheia em relação ao nosso campo de visão. Já a Lua fica "nova" ou escura, quando encontra-se entre a Terra e o Sol. E então, a superfície lunar parece crescer para um estado completo e depois vai diminuindo para a próxima Lua nova.
Por muito tempo este ciclo ficou conhecido como um dos importantes marcadores de tempo, além de auxiliar no plantio e na observação do céu noturno...