sábado, 30 de julho de 2011

E aí, Universo? - Planeta Terra.


Olá Vigias do Espaço! Já viram que o blog está mudado, certo? E para início de conversa, o que pretendo deixar claro é o quão infinito o Universo pode ser, e como ele é fascinantemente gigantesco. (Dá no mesmo)

Existem muitos objetos no espaço que fazem com que nossos olhos lacrimejem de emoção, como a Supernova de Cygnus ou a Nebulosa Olho de Gato, dentre outros objetos mais distantes ou próximos, que estão contidos no conjunto Universo. Mas o que realmente impressiona, cada vez mais que se discute a respeito, é o nosso planeta, o Planeta Terra.

Terceiro planeta do Sistema Solar, pertence à Galáxia Via Lactea. A Terra até hoje é o único planeta conhecido que possui vida, tornando-se objeto de discussão no mundo científico, já que existem inúmeras divergências entre sua origem, seus habitantes e o seu destino final.

Com isso daremos início à uma curta maratona sobre o nosso planeta.

Será que existe vida em outros planetas desconhecidos da Humanidade, que se assemelham à nossa? O que torna a Terra habilitada a suportar uma biodiversidade tão exuberante? Existem riscos de que essa biodiversidade se acabe? O que tem ameaçado a nossa existência, na perspectiva intra ou extra mundial? E aí, Universo?

E aí, Universo? Moda?!



O Universo é grande muito grande, e disso nós sabemos muito bem. E por ser grande, tão estonteantemente grande, é que existem vários tipos de Universo (Ou o contrário. Quem sabe?). Por exemplo, o meu blog trata do Universo no sentido astronômico, em relação aos objetos espaciais que compõem estruturas maiores e mais complexas. Já o FASHION DECENTE, é composto por um Universo também repleto de estrelas, mas que regem as tendências da MODA e tudo mais.

Vale a pena conferir.

Para aqueles que amam a Moda, esse blog é perfeito para que vocês acompanhem melhor os trabalhos dos grandes estilistas dentre outras coisas. Ainda que você não tenha uma noção prévia sobre o assunto, essa é uma ótima oportunidade de expandir seu conhecimento a respeito de Moda e Beleza, além de aprender como se vestir, claro... Já pensou que lindo você saindo por aí com uma camisa xadrez colorida e fluorescente e uma calça com estampa de azeitona recheada? É melhor não pensar. Abra o blog e aprecie.

- Leo, um beijo seulindo rs

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Universo - Superaglomerados de galáxias.

Mapa dos Superaglomerados

O Universo é grande, muito grande. Por mais que tentemos compará-lo a alguma coisa, percebemos que ele se torna cada vez maior e infinito. Se você acha que a Via Láctea é imensa, é porque ainda não viu tudo.

O raciocínio é simples. Sabemos que o conjunto de várias estrelas, é uma constelação e que um conjunto de bilhões de estrelas, constelações, planetas e outros objetos formam uma galáxia. Nesse sentido, inúmeras galáxias englobam um dos maiores componentes do universo, que são os aglomerados de galáxias ou, simplificando, grupos de galáxias.

Certa vez em 1954, o astrônomo francês Gérard de Vaucouleurs, pensando a respeito disso enquanto observava o céu, pode concluir que, se existem galáxias e um grupo de várias delas, é possível também existir um grupo de grupos de aglomerados de galáxias, que formam os Superaglomerados de galáxias. Nós estamos no Superaglomerado de Virgem, que contém aproximadamente 18 aglomerados. Estima-se que existam em média mais de 10 milhões de superaglomerados e até agora, foram catalogados apenas 36.

Sendo assim, podemos parcialmente saber quanto o Universo é grande, mas idealizar, é praticamente impossível. Só resta-nos ter sempre em mente que ele é aparentemente infinito, e que ainda existem muitas coisas a se descobrir e estudar. A cada dia o Universo se mostra cada vez mais infinito, e só nos resta perguntá-lo: E aí, Universo? Como vai ser?